Já ouviu falar em cérebro pandêmico?

Já ouviu falar em cérebro pandêmico?

A Época Negócios publicou uma matéria da BBC News que chamou muito a minha atenção. Fala do cérebro pandêmico. Você já tinha ouvido falar sobre o tema?

De acordo com a reportagem, cérebro pandêmico não é um termo clínico, mas sim, o nome que alguns cientistas deram aos males que estão afetando o nosso cérebro como resultado da pandemia.

Estes cientistas dizem que o confinamento e o estresse crônico a que estamos submetidos – uma vez que não sabemos quando voltará a normalidade – têm afetado a nossa capacidade de memória, aprendizagem e concentração. Acreditam, ainda, que algumas áreas do nosso cérebro também tenham diminuído de tamanho.

Citando apenas um exemplo, a neuropsicóloga Barbara Sahakian, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, lembrou que já está comprovado que níveis elevados e prolongados de cortisol – o hormônio que produzimos em decorrência do estresse – foram associados a transtornos de humor e encolhimento do hipocampo. E o hipocampo está associado diretamente à aprendizagem.

Bárbara disse, ainda, que o excesso de cortisol também resulta em possíveis oscilações de humor frequentes, sentimentos de medo ou incapacidade de concentração, de realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou tomar decisões sem hesitação.

Diante desta constatação científica, fica mais fácil entender porque, mesmo com o arrefecimento da pandemia, ainda tem tanta gente angustiada, sofrendo com ansiedade e depressão? Já imaginaram a dor daqueles que não só sofrem com o isolamento e o estresse, mas também, com a perda de familiares e do emprego, por exemplo? Como superar tudo isso? E como fica a autoestima daqueles que se sentem incapazes ou estão convivendo com algumas limitações?

Na verdade, muitas pessoas conseguem trilhar sozinhas um caminho de superação. Outras, porém, precisam de um apoio – e a Psicanálise pode ajudar.

Nas sessões, em ambiente seguro e sem julgamentos, o analisando é convidado a compartilhar suas angústias. E junto ao analista, ele vai se ouvir, fazer elaborações e encontrar um caminho para amenizar sua dor. Um caminho único, só seu, sem seguir receitas pré-concebidas. O olhar da psicanálise é único, personalizado, afinal, cada um tem sua história e sente de um jeito. 

Estresse, baixa autoestima, depressão e ansiedade não podem conviver conosco por muito tempo. São problemas que afetam a saúde e tiram a alegria de viver. E apesar de sabermos que a vida traz consigo muitos desafios, perdas, dificuldades e problemas, não podemos abrir mão de tudo de bom que ela também nos oferece – mas que só podemos desfrutar quando nos sentimos plenos, com saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo